Essa reportagem foi realizado pela emissora rede Globo, apresentado pelo o jornal hoje no dia 01/02/2010.
sábado, 20 de março de 2010
sexta-feira, 19 de março de 2010
10 tecnologias que seu filho nunca vai conhecer...
Se quiser ler a lista completa, vá até o blog (em inglês).
Abaixo, um resumo com as que considerei as 10 mais apropriadas ao Brasil.
1 - Ouvir discos de vinil. Até os DJs estão usando laptops e CDs.
2 - Monitor de tela verde. Lembra-se disso? Talvez em um museu da computação.
3 – Encontrar informações em uma enciclopédia. O Google e a Wikipedia está logo ali. Por que folhear livros?
4 – Máquinas de escrever. Talvez algum jornalista ainda a preserve (como eu). Mas elas servem para que mesmo? Só para escrever?
5 – Máquinas fotográficas com filme. A pergunta óbvia: por que vocês colocavam essa fita aí dentro mesmo?
6 – Secretárias eletrônicas. Por que vocês não deixavam recado pelo Orkut, eles vão nos perguntar.
7 – Fitas VHS e o videocassete. Haverá um tempo que nem DVD ou Blu-Ray serão vistos. Tudo será baixado pela internet.
8 – Ouvir música em um walkman. Veja o que aconteceu quando um garoto de 13 anos ganhou um de presente.
9 – Assistir filmes 3D com óculos verde e vermelho. Hoje, uma sala com tecnologia iMax, em SP, já proporciona uma experiência tridimensional sem os antigos óculos. No futuro, você vai ver imagens reais da poltrona de sua casa.
10 – Joysticks. O seu corpo vai controlar o videogame. Você já ouvi falar do projeto Natal, da Microsoft?
Colabore com esta lista. Quais as tecnologias que vão desaparecer e que seu filho nunca vai ver?
quinta-feira, 18 de março de 2010
Conto- A diferença do conhecimento e da sabedoria:
-O mestre disse-lhes:
Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos vinte grãos de feijão, dez em cada pé. Subam, em seguida, a montanha que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos.
-No dia seguinte os jovens discípulos começaram a subir o monte.
Lá pela metade um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito.
O outro subia naturalmente a montanha. Quando chegaram ao topo um estava com o semblante marcado pela dor; o outro, sorridente.
- Então, o que mais sofreu durante a subida perguntou ao colega:
Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?
- O companheiro respondeu:
Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os vinte grãos de feijão .
- Análise do Conto:
É comum que se confunda Conhecimento com Sabedoria , mas essas são coisas bem diferentes. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível.
O Conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de Cultura. Podemos adquirir Conhecimento sem sequer vivermos uma experiência fora dos livros e das aulas teóricas, ou dos dados do computador.
Já a Sabedoria , é o reflexo da vivência na prática, quer pela experimentação, quer pela observação da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos.
Para ser Sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida. É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação. Deve-se atentar para não se tornar alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado.
Portanto: Devemos procurar saber cozinhar nossos próprios feijões!!!
Dos dados à Sabedoria.
Para a formação da sabedoria completa o homem passa pelas seguintes fases:
· Coleta de Dados;
· Filtro da Informação;
· A interpretação do conhecimento;
· A criação do saber.
Dado: Conjunto de caracteres, que de acordo com um alfabeto específico, permite a representação de certa informação à cerca do mundo real. Corresponde ao lado sintático de uma comunicação.Os dados podem ser inseridos e coletados em um computador.
Informação: É a interpretação de fenômenos ocorridos que corresponde ao crescimento marginal do conhecimento à cerca do mundo real. Corresponde ao lado semântico de uma comunicação.
A informação deve ser filtrada por quem utiliza o computador (ou meio de busca).
Conhecimento: Modelo da realidade que o próprio ser humano dispõe, na mente ou fora dela, construído através de experiência, aprendizado e comunicação.
Sabedoria: É um meta-conhecimento, conhecimentos sobre o próprio conhecimento. Baseado em conceitos e princípios gerais uma pessoa usa conhecimento, avaliando o seu entendimento na realidade, para tornar-se capaz de reconhecer se possui conhecimento completo sobre um assunto, e se o mesmo é certo ou errado, bom ou ruim, se pode ser ou não usado.
Criatividade, Motivação e Tecnologia!
A transformação do trabalho humano em atividade criativa tem sido alvo do pensamento moderno de muitos autores que trabalham a motivação como estratégia no contexto da criatividade e tecnologia que produzem resultados.
O inventor Thomas Edison produziu tecnologia com uma capacidade inventiva que provavelmente nenhum outro cientista conseguirá superar.
Criatividade não é somente gerar coisas novas... É também abandonar coisas velhas.
Isso me faz recordar um pensamento antigo que compara a curiosidade ilimitada e desmascarada das crianças com a de alguns cientistas.
Original é o exemplo de Albert Einstein quando indagado pelos colegas professores da Universidade de Princeton nos Estados Unidos sobre ele perder tempo dando aulas particulares para uma menininha de 10 anos.
Qual foi a sua resposta? Vocês não imaginam as perguntas que ela me faz! Uma criança é autêntica e se ela questionar por que não cabem 1500 pessoas num avião, não tem o menor receio de perguntar, porque o seu pensamento é mesmo criativo e a ciência deve muitas histórias de sucesso a essa pureza infantil.
Por outro lado aprendemos também que quem pergunta tem mais chances do que quem responde. Tem-se aí a oportunidade da resposta, isto é, de um novo aprendizado.
Nos dias atuais ficamos obsoletos a cada segundo que passa. A regra é: Ver o que todo mundo vê... Mas enxergar diferente! O mundo passou a ser seta e não alvo, isto é, ninguém espera o seu concorrente fazer alguma coisa diferente para então agir. O sucesso é de quem faz primeiro, portanto a regra é correr.
Essa é a realidade da Apple e seu presidente Steve Jobs ou quem sabe toda a história recente da Microsoft com Bill Gates e aí podemos citar Google, Yahoo e outros... Exemplos atuais de criatividade com tecnologia.
Vai vencer o jogo da vida profissional aqueles que ajudarem seus clientes não perderem mais tempo, através da motivação, das melhores práticas humanas de relacionamentos, através da criatividade que proporciona um mundo de inovação e tecnologia onde todos saem ganhando: o profissional com os resultados, o cliente com o conforto e bem estar.
Banco de Dados
Hieraquia dos Dados
- Banco de Dados
- Arquivo
- Registro
- Campo
- Byte
- Bit
Foi demostrado na aula, o conceito sobre Data Warehouse:
- É a composição de varios banco de dados, com a capacidade de armanezar grande volume de dados e obtenção de informações.
UNIDADE 6
- Elaboração dos principais eixos dos sistemas de informações: Hardware
- Software
- Peopleware
- Netware
- Banco de Dados
Hardware: É a parte fisica do computador " tudo que pode pegar"sendo:
- Gabinete
- Teclado
- Mouse
- Placa de Video
Sofware: São as programas do computador sendo:
- Pacote Office
- Jogos
- MSN
- Anti-Virus
Peopleware: A propria palavra, informa People = pessoas, São os profissionais que cuida com os relacionamentos do sistema de informação, hoje mais conhecidos como TI.
Netware: É responsavel, pela a interligação dos pontos de rede,da comunicação para o computador. Ex: A informação de transferencia de som;imagem;video e até o compartilhar dados e recursos, como uma impressora e scanner.
Citar alguns tipos de rede possiveis que existi no sistema de informações:
- PAN: Redes pessoais, para conexão de curtas distancias.
- LAN: Tipicamente as redes locais de escritorio, ou de laboratorio.
- MAN:Redes de dimensões de uma cidade, Como Ex: A USP, com a sua cidade universitária.
- WAN:Redes de longa distância, o melhor exemplo é a propria internet.
Com base aula apresentada no dia 18/03/2010, pelo Prof. Carlos Valente, foi possivel a realizaçao das informações acima obtida.
terça-feira, 16 de março de 2010
O Desafio da Tecnologia
A importância de um Sistema de informação
A informação é um instrumento de extrema importância na administração, e para atender as necessidades dos gestores é fundamental que ela seja ágil, coesa, correta e confiável.
A principal vantagem da tecnologia dos Sistemas de informação é a capacidade de processar um gigantesco número de dados simultaneamente, tornando a disponibilidade das informações demandadas, praticamente on-line. Esse sistema é fundamental desde o simples controle, até a confecção de planos estratégicos complexos.
A tecnologia não dever ser vista como um modismo, mas sim como uma importante ferramenta para assegurar a qualidade, competitividade, redução de custos e os desejos dos clientes, que são a verdadeira razão de ser das empresas.