O MUNDO EM PRIMEIRA MÃO

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sábado, 8 de maio de 2010

Tendências: BPM - Business Process Management

Objetivo: Definir adequadamente o conceito de admistração de processos de negócios.


No dia 06/05/2010 o prof. Carlos Valente, explicou os seguintes fatores:


O BPM (admistração de processos de negócios) é, em sintese um conceito que une gestão de negocio e tecnologia da informação. Ele é voltado a melhoria dos processos de negocios das organizações através do uso de metodos tecnicas e ferramentas para modelar,publicar,controlar e analisar processos operacionais envolvendo humanos aplicações, documentos e outras fontes de informação.


O BPM difere da remodelagem de processos de negocio, uma abordagem sobre gestão bem popular na decada de 90, cujo enfoque não eram as alterações revolucionarias nos processos de negocio,mas a sua melhoria continua.

Finalizando,podemos conceituar que o BPM, é a grosso modo, uma evolução natural do ERP com a implementação do BI.
Saiba mais
http://pt.wikipedia.org/wiki/business_process_management

Convergência tecnológica

Objetivo: Expor tecnicamente os conceitos da convergência das mídias.
Na aula do dia 06/05/2010 o prof. Carlos Valente explicou os seguintes conceitos:

Quando estamos falando de convergência tecnlógica precisamos destacar os três principais elementos que agregam esse conceito. O primeiro deles é a parte referente a serviços e aplicações, que são os nossos já conhecidos processos de comunicação tanto empresariais como pessoais (email, TV, radio, celular, etc...).

Saber mais os conceitos. Veja imagem a seguir:



















O segundo elemento significativo são as redes. Elas abrangem atualmente uma imensidão de possibilidade desde de uma rede de energia elétrica, até as clássicas redes de broadcast (rádio,televisão,etc.).

Temos muitas vantagens ao consolidar muitas redes em uma apenas. Embora essa estratégica efetivamente deva ocorrer num futuro remoto, mas se fizessemos isso hoje presentaria, por exemplo:
  • Menos Manutenção;
  • Menos Recursos Humanos;
  • Maior facilidade para acrescentar elementos e aplicações à rede;
  • Menor queda de serviço;
  • Maior controle;

  • Menores custo.

Quanto aos dispositivos (o ultimo dos três elementos), o celular parece ser naturalmente o equipamento escolhido para a covergência das proximas decadas. Veja na figura a seguir a quantidade de funções que um tipico celular de hoje ja acopla ao seu pequeno tamanho. Tem pessoas que até ficam espantadas quando descobre que esse dispositivo também permite telefonar.
















A convergência esta caminhando tão rapidamente em nossos dias, que já ocorrem várias tentativas, e estudos em laboratórios. Para descobrir o melhor recurso para que essas tecnologias convirjam-se de laboratório. Destaca-se que alguns deles já estão sendo empregados até no próprio vestuario.





Saiba mais
http:pt.wikipedia.org/wiki/converg%c3%aancia_tecnol%c3/b3gica

GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Objetivo: Aplicar o conceito de gerenciamento eletrônico de documentos nos processos empresariais.

No dia 06/05/2010 o prof. Carlos Valente, explicou na sala de aula as empresas que trabalha com gerenciamento dos documentos.

A empresa Cenadem foi a empresa que iniciou este trabalho, hoje a empresa foi desativada, pelo a morte do seu criador Antonio Paulo de Andrade e silva e foi publicado em 15/03/2010, pela a Clarisse Stringher, diretora, CENADEM.

Saber mais sobre CENADEM.

http://www.cenadem.com.br/

Existem empresas no Brasil que sobrevivem comercialmente graças a prestação de serviço de GED (Gerenciamento Eletrônico Documentos). Imagine um grande escritório numa área nobre como a Avenida Paulista abarrotado de documentos legais dos seus funcionários em vias de aposentar, dos ultimos dez anos (legislação trabalhista exige isso). Como custo do metro quadrado da paulista não é nada barato, recomenda-se a terceirização da digitalização de todos esse documentos.

Serviços Bancária

Objetivo: Enunciar formalmente o conceito de automação em serviços aplicados aos bancos.
No dia 06/05/2010 o prof. Carlos Valente, explicou na sala de aula os conceitos da automação de serviços (bancária)

O Brasil está bastante adiantado neste setor, aonde possibilita que num conjunto arquitetônico dentro dos proprios bancos, ou mesmo em shoppings, possa-se realizar a grande maioria dos serviços bancários (pagamentos, talão de cheques,depósitos, etc.).

O interressante é que cada um deses terminais (ATM - Automatic Teller Machine) são responsáveis por alimentar os grandes mainframes (computadores de grande, porte), e que por sua vez alimentarão os nossos Bancos de dados. Como esse sistema é baseado em transações chama-se S.I.T. - Sistema de informação transacional. As principais caracteristicas desses sistemas são:


  • Grandes quantidades de dados de entrada e de saída;

  • Necessidade de processamento eficiente;

  • Capacidade de entradas/saídas rapidas;

  • Alto grau de repetição no processo;

  • Grande necessidade de armazenamento;

  • Necessidade de auditoria;

  • Alto potencial de problemas relacionados com segurança;

  • Impacto grave e negativo em caso de falha.

Na figura a seguir podemos visualizar mais adequadamente o sistemas:



Repare que as várias contas do clientes de 1 a N, independente da operação exercida no Banco (Operação A até Operação N), alimentam o SIG através o SIG através do SIT, e todo esse conjunto alimentando as informações gerencias por cliente.
Saiba mais
http://www.procomp.com.br

domingo, 2 de maio de 2010

Gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management)

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada à várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc.
A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação. A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios.

Um dos maiores especialistas brasileiros na área de Gestão do Conhecimento, é o Dr. José Cláudio Terra, presidente da TerraForum. Nesse vídeo ele descreve o posicionamento e os tipos de serviços relacionados à Gestão do Conhecimento oferecidos pela empresa.