O MUNDO EM PRIMEIRA MÃO

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sábado, 1 de maio de 2010

Automação: Comercial

Na aula do dia 27/04/2010 o prof. Carlos Valente, deu continuidade na automação comercial e foi passado em sala de aula que temos basicamente que o comercial é area de vendas sendo mecanizada. O interresante que os processos de convergência, cada vez mais desenvolvido no nosso dia-a-dia,até o celular e os smartphones entram nesse item.

Interressante observar que tudo isso pode ocorrer sem haver comunicação por voz, e sim utilizando a tecnologia de WAP - Wireless Application Protocol (protocolo para aplicações sem fio). Ou seja, tudo ocorre através de menus especificos e personalizados do celular.

Automação de vendas

Basicamente é a informatização do sistema de vendas, que facilita o representante no convencimento de clientes e fechamento de vendas. Os processos de elaboração e emissão de pedidos, descontos,prazos consulta ao estoque torna-se automaticos a partir do acionamento do representante de vendas.

















Chegamos ao extremo abaixo, aonde a Itautec, fabricante nacional, está liberando para o mercado uma maquina que permita que o consumidor faça todas as suas compras,sozinho sem haver a necessidade de nenhuma funcionario de apoio. Embora sendo filmado, por questões de segurança, mas, de qualquer forma, é um avanço quanto a automação total de um
supermercado.


















Saiba mais:

Automação Visão Geral: Comercial,Industrial, Serviços

Na aula 27/04/2010 o prof. Carlos Valente, explicou o conceito de automação, que podemos ter como foco o processo de produção envolvimentos nas atividades de operação e gerenciamento do negocio. A engenharia de automação é o estudo das técnicas que visam otimizar um processo de negocio, aumentando sua produtividade, promovendo a valorização da força de trabalho humano, e assegurando uma operação ambientalmente segura.

Cada sistema de automação pode compor com 5 elementos demostrados pela tabela e figura a seguir:



















Impactos para a sociedade





EDI - Electronic Data Interchange

No dia 27/04/2010 o prof. Carlos Valente explicou o que é EDI e podemos concluir da seguinte maneira, EDI é uma transferência eletrônica de documentos entre computadores.

Qual é a maior difuculdade para implantar o EDI: é justamente a negociação e a definição desse "padrão" entre as empresas envolvidas. Outra difuldade comum é justamente a alta exposição que as empresas ficam em relação aos seus parceiros. Os processos internos das empresas ficam altamente expostos para todos os envolvidos.












Exemplo de SCM
O EDI vai simplificar e agilizar a grande maioria dos processos, reduzindo custos e eliminando documentos impressos, email e fax.
Saiba Mais, pela empresa Interchange Services.
Interchange Services (ICS) o Serviço de Gerenciamento de Transação no GXS Trading Grid®, permite a troca eletrônica de documentos de negócios de forma rápida e segura. ICS:
  • Protege você da complexidade — Conduz a tecnologia e as diferenças do processo entre parceiros, protegendo o usuário da complexidade entregando 100% de valores da comunidade de negócios.
  • Suporta EDI, XML e Formatos Proprietário — Estabelece e provê as capacidades de EDI e a tradicional conexão de rede privada com tecnologia de internet e suporta XML para entregar um meio eletrônico completo para os parceiros.
  • Prove visibilidade e controle de processo — Ferramentas Inteligentes permitem reação imediata a problemas imprevistos, reduz o tempo que é gasto em soluções de problemas, e beneficia-se de baixo custo e alta renda que resulta em processos mais eficientes.
GRAPHIC IS AT http://gxs-com.internal.gxs.com:8089/solutions/connectivityMessaging/webServices.htm REORIENT FOR HORIZONTAL PLACEMENT
Visão Geral
O ICS é um serviço de gerenciamento de transações global baseado na internet que permite as companhias que troquem documentos eletronicamente e de forma segura e rápida. O ICS permite que as empresas trocar os arquivos utilizando o padrão XML ou o tradicional documento EDI. O ICS pode ser acessado via internet ou pela rede privada GXS, habilitando as companhias a utilizarem a mais recente transação do comércio de B2B.

SCM - Supply Chain Management

Na aula do dia 27/04/2010 o prof. Carlos Valente, explicou o conceito de SCM "Supply Chain Management que traduzindo em português é Gestão do canal de suprimentos.


O conceito relativo encontra-se algumas definições como: a integração de todas as cadeia produtiva, por meio da tecnologia da informação, ao fim de garantir satisfação para o cliente e sua necessidade de bem e serviços.

Uma outra definição seria: uma cadeia de fornecedores formada por empresas participantes da na produção de algum bem ou serviço. Todo esse ciclo ou processo é chamado de cadeia de suprimentos.


Para demostrar melhor todos esses conceitos,vejamos a figura abaixo:

















Esse encadeamento de processos é chamado de cadeia de valor. E uma empresa que tenha muito bem estruturado seu sequenciamento de processos consegue ter um diferencial significativo perante seus concorrentes.

WorkGroup x GroupWare

Aula apresentada no dia 22/04/2010, pelo o prof. Carlos Valente
O que é WorkGroup

A traduçaõ da palavra seria "grupo de trabalho", portando qualquer profissional que realiza o seu trabalho com sucesso e compartilha as suas informações podemos chamar de workgroup.

O que é Groupware

É a palavra da língua inglesa que designa as ferramentas computacionais existentes para facilitar a comunicação, colaboração e coordenação de ações diversas pessoas.


Enquanto Workgroup refenciamos mais ao próprio grupo de trabalho as pessoas em si e seus utensilios clássicos de trabalho, o groupware refere-se as ferramentas tecnologicas mais adequadas para potencializar os recursos para esse grupo de trabalho.
Dica: na grande maioria das vezes a terminação "ware" nas palavras de origem inglesa, assoaciam-se aos recursos tecnologicos. Exemplos: Sofware, Hardware, Freeware, Datawarehouse, etc.

Informatização Empresarial: CRM e WorkFlow

No dia 22/04/2010 o prof. Carlos Valente explicou o CRM (customer Relationship Management) traduzindo em português é o gerenciamento do relacionamento com o cliente, é uma estratégia de negócio que visa entender, antecipar e gerenciar as necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa. Uma das principais estruturas montadas para atender o CRM é o Call Center. Muitas vezes também chamado de SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente, envolve a utilização dos recursos de administração da informação, de marketing criativo e de comunicações (telefone,fax,correio de voz,internet, etc.)

O Principal objetivo do CRM é fidelizar os clientes, e aumentando as vendas, e fazendo o maximo para solucionar os problemas. O fator negativo do CRM é que se a empresa não tiver a cultura de sempre esta atualizando o seus banco de dados, o sistema estará inoperante ao insucesso.

WorkFlow

WorkFLow, do inglês, significa " Fluxo de Trabalho". Essa ferramenta têm como finilidade automatizar processos, racionalizando os e consequentemente aumentando sua produtividade por meio de dois componentes implicitos: Organização e tecnologia.

e-Workflow

Autor: Cruz, Tadeu
Editora: E-Papers


Workflow, embora seja uma tecnologia relativamente nova, já é suficientemente madura para que nenhuma empresa perca dinheiro caso venha a adotá-la. Desde que, é claro, sejam cumpridas regras e que a metodologia utilizada tenha sido adequada para resolver cada um dos pontos relevantes para sua utilização.

Não há limites para o uso dessa tecnologia, que pode ser usada sozinha ou em conjunto com outras tecnologias da Informação na automação de:

Pequenos Processos de Negócio com alguns usuários.

Grandes Processos de Negócio com milhares de usuários.

A tecnologia pode ser usada tanto localmente quanto globalmente em intraorganizações e interorganizações e o melhor de tudo, completamente via Web.



Que saber mais:

http:// www.trcr.com.br

Informatização Empresarial: Reengenharia e ERP

Na aula do dia 22/04/2010, o prof. Carlos Valente explicou o processo de reengenharia na influencia na implantação de ERP. A Implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho das empresas tem os seguintes aspectos como: Custos, qualidade,serviço e velocidade. A reengenharia é repensar,reformular,revisar,reiventar e recontruir as atidades ou processos, segundo o "senhor" da reengenaria Michael Hammer.

ERP (Enterprise resource Planning - Planejamento de Recursos Empresarias)

ERP "Software de gestão empresarial" é a tentativa de integrar todos os departamentos e funções empresarias de uma organização, em um unico sistema de informações, que será eficaz no processo de evolução. A Reengenharia será util para o processo de implantação de ERP.

Sem duvida o ERP é um dos principais sistemas que as empresas utilizam para controlar suas funções empresas. Como veremos neste figuara abaixo:


















São utililzados pelas empresas, outros dois sistemas que muitas vezes estão até embutidos no proprio ERP são CRM e o WorkFlow. Muitos fornecedores de ERP sabendo da importância desses Sistemas Corporativos,desenvolvem modulos especiais desses aplicativos inseridos em seus pacotes de software.




Estrutura tipica de funcionamento de um sistema ERP conforme DAVENPORT