O MUNDO EM PRIMEIRA MÃO

Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de março de 2010

Al Gore destaca papel da TI no combate ao aquecimento global

A tecnologia da informação é ferramenta importante no combate ao aquecimento global. A avaliação foi feita pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos e prêmio Nobel da Paz, Al Gore, durante sua participação no Fórum Internacional de Sustentabilidade. O evento será realizado até amanhã, em Manaus, com a presença de cerca de 300 líderes empresariais.

"Sou um grande defensor do uso da internet e das novas tecnologias de informação na busca de soluções. Talvez a ferramenta mais poderosa que jamais tivemos nas nossas mãos seja a tecnologia da informação, que nos capacita a entender o mundo e encontrar soluções para os desafios", disse a estrela do dia.

Al Gore citou um exemplo prático de como a internet pode mudar a realidade de algumas populações, como as tribos indígenas da Amazônia. "Algumas tribos hoje usam Google Earth e GPS para definir os limites de seus territórios, que já eram conhecidos de seus ancestrais, e usam a informação nos tribunais a seu favor".

O prêmio Nobel também citou como exemplo a tecnologia usada para monitorar o desmatamento, que auxilia no processo de REDD (redução das emissões geradas com o desmatamento e a degradação florestal), mecanismo de compensação financeira para preservação das florestas. "O monitoramento proporcionou um acordo sobre o REDD. E não teria como ser feito só olhando em volta".

A palestra de Al Gore, com o tema "A importância da conservação da Amazônia para deter o aquecimento global e as mudanças climáticas" foi o principal destaque da programação de hoje do Fórum Internacional de Sustentabilidade, que tem ainda outra estrela internacional em sua programação: o diretor de cinema James Cameron, do premiado Avatar, fará a palestra mais concorrida deste sábado.

Cloud Computing

Evolução sem preocupação
A nuvem de recursos da Locaweb garante o crescimento contínuo para seus negócios, com a escalabilidade e disponibilidade na medida certa para suas aplicações.

Arquitetura inteligente
Dimensionamento, configuração e reconfiguração de servidores de maneira simples e com muita agilidade. Suas aplicações são transferidas de maneira transparente e ininterrupta.

Autonomia sem burocracia
O Painel de Controle permite que o próprio cliente gerencie seus recursos, adicionando-os automaticamente sem depender de interrupções ou procedimentos manuais.

Recursos com uso exclusivo
Todos os recursos contratados de hardware são alocados de forma exclusiva nas camadas de memória, processamento e disco. Você aproveita todas as vantagens da computação em nuvem com um custo otimizado.

Em resumo você não precisa ficar comprando um monte de servidores e equipamentos para sua empresa você usa tudo isso virtualmente.
Mas uma opinião minha posso estar errado porem acho que vai demorar um pouco para as empresas começarem a migrar para esse tipo de recurso ou empresas virtuais como no post antigo pois, as pessoas ainda tem muito receio de novas tendências.

FONTE:
http://www.locaweb.com.br/solucoes/cloud-computing.html?utm_campaign=Cloud+Computing&utm_source=Home+site&utm_medium=adcast

quinta-feira, 25 de março de 2010

Uma empresa virtual...

Uma empresa sem a infra-estrutura física tradicional tem sido a soluçãode muitos empreendedores que iniciam um novo negócio. Todo empresário quando pensa em abrir um negócio avalia os custos e despesas que terá em montar uma sala e toda a mobília e serviços que esta consumirá, uma tradição em todos os segmentos da economia em todo mundo.

Muitos empreendedores estão apostando na possibilidade de não montar uma sala para a empresa, pois projetos fixos em matriz física geram custos fixos que muitas vezes são impossíveis de serem mantidos : aluguel, luz, água, etc. Ao invés de abrir uma empresa numa sala, registra-se a empresa e executa-se as suas tarefas em locais remotos interligados pela internet, visitando a empresa do cliente, e quando necessário alugando por dia/hora uma sala para recepcionar os clientes. Essas são conhecidas como Empresas Virtuais.

Clientes de grande porte, em virtude da falta de tempo de seus gestores, preferem ser visitadas pelos prestadores de serviços , em muitas situações, ter uma sala, para um pequeno empreendedor e prestador de serviços específicos, significa mais custos e pouca utilidade. Os pequenos e médios empreendedores de empresa virtual, mantém no máximo dois funcionários com carteira assinada, e os demais em contrato de estágio.

Todos os funcionários e colaboradores trabalham remotamente via internet ou participando das visitas ao cliente. O empreendedor chefe planeja suas ações de trabalho numa Home Office instalada num cômodo de sua casa, ou em seu laptop que utiliza em viagens e em escritórios alugados.

Mesmo sendo uma empresa virtual, a burocracia de impostos e alvará sobre a Home Office é idêntica a de uma instalação em locação comercial. O cliente não está preocupado em visitar o escritório do prestador de serviço, muitas vezes se interessa mais em visitar o site do mesmo, há ainda contratantes de serviços que desconfiam de uma empresa virtual, mas em todo mundo a mentalidade está mudando.

O que explica "Processo" Wikpédia

Processo (no latim procedere é verbo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere)). É conjunto sequencial e peculiar de ações que objetivam atingir uma meta. É usado para criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.

Ciência da computação

Na ciência da computação, processo pode ter vários significados:

  • Em Sistemas Operacionais, processo é um módulo executável único, que corre concorrentemente com outros módulos executáveis. Por exemplo, em um ambiente multi-tarefa (como o Unix) que suporta processos, um processador de texto, um navegador e um sistema de banco de dados são processos separados que podem rodar concomitantemente. Processos são módulos separados e carregáveis, ao contrário de threads, que não podem ser carregadas. Múltiplas threads de execução podem ocorrer dentro de um mesmo processo. Além das threads, o processo também inclui certos recursos, como arquivos e alocações dinâmicas de memória.
  • Em Bancos de dados, processo é um conjunto de operações lógicas e matemáticas feitas em dados, de acordo com instruções programadas, com o objetivo de adquirir a informação desejada. Inclui código, dados e outros recursos de sistema, além de pelo menos uma thread de execução, que faz a tarefa de processamento dos dados.

Entenda o que é a Web 2.0

da Folha de S.Paulo

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas.

Muitos consideram toda a divulgação em torno da Web 2.0 um golpe de marketing. Como o universo digital sempre apresentou interatividade, o reforço desta característica seria um movimento natural e, por isso, não daria à tendência o título de "a segunda geração". Polêmicas à parte, o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.

Quênia, Turquia e Japão lideram pagamentos por celular

Japão tem mais de 50 milhões de usário do serviço.
Pagamento por "Celular"

Popularização dos pagamentos por celular depende de acordos entre operadoras e setor financeiro (Foto: Renato Bueno/G1)

O setor de pagamentos por celular está crescendo no Quênia, Turquia e Japão, enquanto em outros países seu avanço vem sendo prejudicado por desacordos quanto à divisão da receita.

No Quênia e na Turquia, milhões de pessoas usam celulares para enviar dinheiro ou para acesso às suas contas bancárias. No Japão, mais de 50 milhões de pessoas, ou cerca de metade dos usuários de celular, já usam aparelhos capazes de realizar pagamentos.

A tecnologia de pagamento com celulares acenados diante de leitores eletrônicos, em lojas ou sistemas de transporte coletivo, está pronta e as reações iniciais são positivas, diz Mary Carol, vice-presidente dos sistemas de pagamentos com celulares do Visa Europe.

"Testes demonstram que a maioria esmagadora de usuários gosta do sistema", diz Carol. "O principal problema vem sendo o modelo de negócios".

Também será preciso prazo pelo menos até 2010 antes que os celulares equipados com essa tecnologia estejam amplamente disponíveis, e o setor financeiro e as operadoras de telecomunicações precisam concordar quanto à divisão de receitas e funções, dizem executivos do setor.

Fonte de pesquisa:

http://g1.globo.com/noticias/tecnologia

Usuários de qual país gastam mais tempo nas redes sociais?


Se você pensou nos norte-americanos, errou. Apesar da maior rede social do mundo, o Facebook, ter origem no país, uma pesquisa da Nielsen Wire revelou que os usuários italianos e australianos são os que mais gastaram tempo conectados em redes sociais durante o mês de fevereiro. Uma média de 6h27min e 6h25min, respectivamente.

A média de tempo entre os dez países pesquisados para o período do mês de fevereiro ficou em 5h27min, duas horas a mais do que o total levantado no ano passado.

E os brasileiros?

Os internautas do país aparecem na sexta posição, atrás ainda do Reino Unido e Espanha, e gastam em média 4h27min por mês nas redes sociais. Mas vale lembrar que a Nielsen Wire pesquisou usuários apenas do Facebook, MySpace, Twitter, LinkedIn e Classmates Online. Se a pesquisa analizasse o Orkut, rede social mais utilizada por aqui, talvez o resultado de horas online para os brasileiros fosse bem maior.

Veja o ranking completo:

Itália 6:27:53
Austrália 6:25:21
EUA 6:02:34
Reino Unido 5:50:56
Espanha 4:50:49
Brasil 4:27:54
França 4:12:01
Alemanha 3:47:24
Suíça 3:26:00
Japão 2:37:07

E você, quanto tempo gasta em média navegando em redes sociais?

quarta-feira, 24 de março de 2010

SP e RJ seráo as primeiras no Google Street View.




Desde o começo deste ano de 2010, 30 Fiat's stilos especialmente equipados com 12 câmeras e censores de distancia e muito mais como baterias e notebooks (20 em SP e 10 no RJ).



Estão circulando pelas 2 cidades mapeando-as para serem colocadas no Street View recurso do Google Maps. Até hoje nunca vi nenhum desses 20 carros pela cidade mas tudo bem.

Em teoria o processo de captura é simples. Enquanto o motorista dirige o carro pela cidade as câmeras capturam um novo conjunto de imagens em intervalos predefinidos: em condições de trânsito ideais, a cada 15 metros. As câmeras no mastro são arranjadas de forma circular: oito delas capturam um panorama em 360º ao redor do carro, e a nona câmera captura uma imagem do céu. Software desenvolvido pelo Google costura estas imagens em um panorama “navegável”, pronto para ser integrado ao Google Maps. Mas antes há um passo importante: placas de veículos e rostos de pessoas são “borrados” para que não possam ser identificados e preservar a privacidade.

E agora vem a parte complicada...


Bom todos nós sabemos que nesse começo de ano tivemos muita chuva e bom, as imagens tem que serem feitas em dias de sol. O equipamento não apresenta nenhuma coisa contra chuva porém a imagem fica meio embasada .
Não existe uma data prevista para estas fotos estarem disponíveis no Google Maps porem Marcelo Quintella, gerente do produto Google Maps. Estiva + - 6 meses. Então por volta de agosto deste ano poderemos estar vendo nossas ruas de São Paulo no Street View.



terça-feira, 23 de março de 2010

Microsoft testa espécie de "Twitter corporativo".

A Microsoft está testando um novo serviço que promete ser uma espécie de Twitter corporativo. A iniciativa faz parte da idéia da empresa em integrar serviços sociais aos usuários corporativos, parte importante do seu mercado.



O Office Talk, como está sendo chamado o serviço, foi citado no blog do Office Labs no dia 19 de março, como um programa piloto. Ainda não se sabe muito sobre o serviço, mas pode ser algo parecido com o Yammer.

No texto, o serviço é chamado de uma forma de microblog para ambientes corporativos, permitindo aos funcionários postarem seus pensamentos, atividades e potencial informação importante a todos que possam estar interessados