O MUNDO EM PRIMEIRA MÃO

Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Wikipedia muda para simplificar o uso

Site ganha novo visual e funcionalidades que serão replicadas a todos os idiomas nos próximos dias

A Wikimedia Foundation começou a implantar nesta quinta-feira, 13/04, um novo visual e funcionalidades no site da enciclopédia online Wikipedia. As mudanças são resultado de um processo iniciado há mais de um ano, a partir de testes de usabilidade e de feedback dos usuários finais, com a intenção de facilitar o uso.

O logo 3D é a marca registrada do novo site da enciclopédia, que ganhou nova organização, batizada de Vector. Oferece também recursos nas páginas internas, já visíveis no site em inglês (como as categorias artes, biografias,matemática, ciência, etc, no menu superior), a serem replicados para todas as versões, em outros idiomas, já nas próximas semanas.

A barra de ferramentas de edição foi melhorada para simplificar a formatação das páginas e a criação de tabelas. Um novo assistente orienta os usuários através da criação de links para a própria Wikipedia ou páginas externas. Além disso, o motor de busca passa a oferecer sugestões de pesquisa, a partir da digitação de letras da palavra-chave.

No menu lateral, um botão para criação de livros foi incluído entre as opções de impressão e exportação de conteúdo, permitindo aos usuários escolher artigos e montá-los no formato de uma publicação em PDF.

As modificações já estão disponíveis na versão em português. Hoje, para usá-las é preciso clicar no botão "Experimente o beta", no canto direito, no alto da página de entrada. Ou já ter um login na Wikipedia e escolher o tema Vector na página de preferências.

Fonte de pesquisa:

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/05/13/wikipedia-muda-para-simplificar-o-uso/

Business intelligence - BI

O conceito de Business Intelligence surgiu na década de 80 descrevendo as habilidades das corporações para aceder a dados e explorar informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.

As organizações tipicamente recolhem informações a fim de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas. Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados.

Geralmente, os coletores de BI obtêm as fontes primárias de informação dentro das suas empresas. Cada fonte ajuda quem tem que decidir a entender como o poderá fazer da forma mais correta possível. As fontes secundárias de informações incluem as necessidades do consumidor, processo de decisão do cliente, pressões competitivas, condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais.

Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos, sejam eles de longo ou curto prazo.