O MUNDO EM PRIMEIRA MÃO

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quinta-feira, 8 de abril de 2010

Site permite que profissionais avaliem colegas de trabalho anonimamente

Munidos com informações de empresas de recrutamento e profissionais de RH, os usuários de redes sociais tendem a maneirar na divulgação de comunidades, fotos e frases que podem pegar mal no ambiente de trabalho. Ainda assim, eles não estão livres de terem seus perfis profissionais comprometidos no universo virtual: o site Unvarnished lançado na semana passada em versão de testes, quer que os internautas deem uma opinião honesta sobre os colegas de trabalho, para o bem ou para o mal. Mesmo que seja para xingar o chefe.

Para se cadastrar, os usuários precisam usar seu login e senha do Facebook e entrar em uma fila de espera – ter conhecidos que já usam o site pode render convites e agilizar o processo.

O serviço, que permite comentários anônimos e por isso causa controvérsias sobre sua credibilidade, foi criado por veteranos do eBay e do LinkedIn, este último um site de relacionamentos com perfil profissional. “Estamos tentando levar a forma como a reputação profissional funciona no mundo offline para o online”, afirmou o cofundador Peter Kazanjy à revista “Time”.

Com os dados do Facebook, os usuários conseguem criar perfis deles mesmos ou de outras pessoas. No primeiro caso, ele pode receber comentários (sempre anônimos), enquanto no segundo pode comentar ou avaliar a reputação daquela pessoa no mercado. Além das informações escritas anonimamente, é possível dar nota para a pessoa avaliada (de uma a cinco estrelas).

À “Time”, Kazanjy alegou que é importante manter os usuários anônimos para que os depoimentos sejam honestos. Ao mesmo tempo, lembra a publicação, essa possibilidade aumenta a chance do uso inapropriado do serviço. “Sentiu-se ofendido pelo chefe? Vingue-se anonimamente no Unvarnished: há poucas chances de você ser pego, mas há possíveis conseqüências para a reputação profissional dele ou dela”, escreveu a “Time”.
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Segundo o cofundador do site de relacionamentos, o fato de os usuários terem de autenticar seus perfis com a conta do Facebook evita esse tipo de comportamento. A questão é: e se a conta do Facebook for falsa?

Nenhum usuário consegue remover informações postadas por outro, mas é possível responder a cada post, mostrando assim os dois lados de uma mesma história. Além disso, é possível convidar amigos para participar da rede, aumentando assim a quantidade de pessoas que podem fazer uma avaliação positiva sobre o seu perfil.

Transmissão de TV ao vivo em 3D terá teste mundial na Copa

LONDRES (Reuters) - Centenas de milhares de torcedores deverão ter a primeira experiência das transmissões ao vivo em 3D pela televisão durante a Copa do Mundo da África do Sul, a maioria em cinemas, segundo a Fifa.

A Fifa, junto com a Sony, planeja transmitir 25 partidas do torneio em tecnologia 3D, tornada popular com o filme Avatar, e que deve chegar às casas em todo o mundo ainda este ano.

Espectadores com televisores 3D que vivem em países onde as retransmissoras dos jogos também tenham equipamentos 3D poderão assistir às partidas em 3D em casa -- se não desistirem diante da necessidade de usar os óculos especiais.

Perguntado durante evento em Londres quantos telespectadores deverão assistir aos jogos 3D, o diretor de TV da Fifa, Niclas Ericson, afirmou esperar que "ao menos algumas centenas de milhares por jogos", acrescentando que a maior parte da audiência seria nos cinemas.

Atualmente, a Fifa assinou direitos de transmissão ao vivo em 3D para empresas dos Estados Unidos, Espanha e Coreia do Sul, mas mais acordos devem ser anunciados "em breve", disse Ericson. Em alguns países, como a Grã-Bretanha, assistir aos jogos em 3D não será uma opção.

Os direitos de transmissão para os cinemas e casas de entretenimento estão sendo negociados pelo grupo Aruna Media AG, que planeja transmitir ao vivo para cerca de 26 países e está em discussões avançadas com grandes mercados, disseram a Fifa e a Sony.

Lula adia de novo decisão sobre Plano de Banda Larga

Presidente da República fez duas reuniões nesta quinta-feira (8/4), com ministros e técnicos; um novo encontro foi pedido para os próximos dias.

A decisão sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que o governo federal está elaborando para universalizar o uso da internet no Brasil, foi adiada de novo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quinta-feira, 8/4, duas rodadas de reuniões que não apresentaram conclusão. O encontro terminou ainda há pouco em Brasília e Lula pediu um novo encontro para os próximos dias.

Um grupo de ministros e técnicos do governo participaram das duas reuniões para apresentar as propostas do PNBL ao presidente. A primeira parte foi de manhã e interrompida por causa da agenda de Lula que tinha um almoço no Palácio do Itamaraty com o presidente de Mali. A segunda etapa, retomou às 17h20 e terminou por volta das 19 horas.

Esse foi o terceiro encontro entre Lula e sua equipe para definir como será a implantação do PNBL. Uma próxima reunião deverá acontecer nos próximos dias. Não se sabe se haverá um encontro na próxima semana, já que Lula estará segunda e terça-feira em Washington (EUA).

Audiência no congresso

O PNBL foi um dos assuntos principais discutidos nesta quinta-feira em Brasília. Além das duas rodadas de reuniões com Lula, o programa foi tema de uma audiência públiva convocada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados.

Foi a segunda audiência publica com membros da CCTCI, técnicos do governo e representantes do setor de telecom para saber como o PNBL será implantado no Brasil.

Tribunal confirma vitória de Google e AOL em disputa de patentes

Ação movida pela Bid for Position questiona uso do sistema AdWords.
Decisão favorável anterior foi confirmada pela Justiça nesta quarta-feira (7).


O Google ganhou uma segunda rodada em sua disputa de patentes com a Bid for Position, que acusou a gigante de internet de violar sua patente com seu sistema de publicidade AdWords.

Um tribunal federal de recursos confirmou nesta quarta-feira (7) uma decisão anterior afirmando que o Google e a AOL não teriam quebrado a patente.

A Bid for Position alegava que o AdWords, que funciona na base de leilão para definir onde será colocado o anúncio, infringia sua patente de leilão contínuo.

HP lança PC com tela sensível ao toque e notebook ‘amigos do meio ambiente’

Produtos voltados para empresas foram apresentados nesta quarta-feira.

Equipamentos têm consumo reduzido de energia, segundo companhia.


A HP apresentou nesta quarta-feira (10) novos produtos voltados para empresas, que estarão no mercado a partir do mês que vem. Entre os modelos lançados estão desktops, notebooks e workstations apresentados como “amigos do meio ambiente”, projetados para ter menor impacto ambiental do que similares.


Entre as novidades, destaca-se o TouchSmart 9100, computador de mesa com tela sensível ao toque e multifuncional. Com tela widescreen full HD com 23 polegadas de diagonal, o PC tem desempenho premium com processador Intel Core 2 Duo, Windows 7 Professional, com até oito GB de memória e 500 GB de disco rígido.


Com processadores da família Intel Core i3, i5 e i7, o desktop HP Compaq 8100 Elite Business PC tem 30% do chassi feito com material reciclável. De acordo com o diretor de produto corporativo do Grupo de Sistemas Pessoais da HP, Fabiano Takahashi, os computadores têm fontes de alimentação com 89% de eficiência em consumo de energia e tem opção para que o usuário acompanhe esse consumo. “É possível ver, por exemplo, o quanto de carbono está sendo consumido. Tudo isso ajuda na disciplina de economizar”, afirmou o diretor.

Notebooks da linha HP EliteBook 8440 são mais resistentes, segundo o fabricante. (Foto: Divulgação)

A linha de notebooks HP EliteBook 8440 promete ser mais resistente a ações externas, com chassi de liga de magnésio. Os modelos, com tela 14 polegadas, apresentam variedade de opções configuráveis para processadores, placa de vídeo e telas de alta resolução.


Dois recursos permitem que o usuário acesse dados pessoais ou na web quando o computador está desligado. O programa HP QuickLook permite consultar e editar e-mails, calendário e contatos sem ter de reiniciar o sistema operacional,e HP QuickWeb abre um browser previamente configurado para acesso a web. O notebook também vem com o programa de colaboração SkyRoom, software de videoconferência que permite a participação de até quatro pessoas simultaneamente.


Também foi apresentada pela HP a Workstation Z200, voltada para profissionais e escritórios que precisam de grande poder computacional. Além da mesma eficiência de consumo dos demais, a workstation é 90% reciclável e tem o recurso WattSaver, que usa menos de um watt quando a estação está desligada.


A HP Z200 tem opção de processadores dual-core, baseado na nova família de processadores Intel Core, bem como quad-core, baseadas na série Intel Xenon, de classe empresarial.


Os produtos estarão disponíveis a partir de abril. Os preços variam de R$ 3.199 (HP Z200) a R$ 4.599 (TouchSmart 9100).

Apple, HP, Intel e outros gigantes são processados por patente sobre Bluetooth

Ação movida por Wi-Lan acusa 19 fabricantes de computadores e celulares.
Companhia canadense pede indenização por supostas violações do grupo.


A Wi-Lan, companhia canadense de licenciamento de tecnologia, abriu um processo no qual acusa 19 fabricantes de computadores e celulares de violar uma de suas patentes ao vender aparelhos equipados com tecnologia Bluetooth.

Entre os acusados estão algumas das mais conhecidas empresas mundiais de tecnologia, entre as quais Apple, Dell, Hewlett-Packard e Intel.

O sistema Bluetooth é uma tecnologia sem fio que usa ondas de rádio para transmitir dados e vozes digitalmente a curta distância, de aparelhos como laptops, celulares e câmeras. O sistema permite funções como telefonemas sem uso das mãos e download de fotos.

Em queixa apresentada na quarta-feira (7) a um tribunal federal norte-americano em Marshall, Texas, a Wi-Lan alegou que as 19 empresas estão deliberadamente violando uma patente que ela detém desde 1996, para um “método de compartilhamento e alternância de frequências em uma rede de comunicações de salto de frequências” ao venderem produtos equipados com o sistema Bluetooth.

A companhia canadense solicitou uma indenização compensatória não identificada, e mais multa no triplo desse valor por as violações serem “deliberadas”.

Um porta-voz da Intel se recusou a comentar, afirmando que a fabricante de chips ainda não havia estudado a queixa. Representantes de Apple, Dell e Hewlett-Packard não responderam de imediato a pedidos de comentários.

A Wi-Lan já abriu outros processos por violação de patentes contra os mesmos acusados no mesmo tribunal.

quarta-feira, 7 de abril de 2010


Sistema permite twitar usando exclusivamente ondas cerebrais


As pesquisas da Universidade de Wisconsin para twitar com o cérebro chegam agora à medicina para ajudar no tratamento de doenças crônicas pós-derrames.

Há exatamente um ano, na Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, o pesquisador Adam Wilson conseguiu postar a seguinte mensagem no Twitter: “using EEG to send tweet”. Não seria nada de mais se não fosse por um detalhe: ele postou o testo usando ondas cerebrais e não digitou uma única letra.

Wilson faz parte de uma equipe acadêmica que estuda atrofia cerebral, esclerose múltipla e lesões de espinha. O computador ajuda o dia-a-dia de quem possui limitações de movimento causadas por essas doenças. Os eletrodos detectam sinais elétricos vindo do cérebro e os transformam em ações físicas, como movimentar o cursos de um mouse na tela de um computador.

A equipe da qual Wilson faz parte desenvolveu um sistema de comunicação que detecta as atividades cerebrais e permite que o usuário escreva um texto em um teclado virtual usando apenas essas ondas cerebrais. Cada letra fica piscando e quando aparece a letra que o usuário quer registrar, uma onda cerebral “escolhe” a letra. E assim o sistema continua até formar uma frase.

O plano da equipe é usar o sistema para auxiliar pacientes com doenças que limitam movimentos e comunicação. Os primeiros resultados estão no estudo de uma síndrome pós-derrame que paralisa quase completamente o corpo do paciente, mas deixa o cérebro intacto.

Só nos Estados Unidos, estima-se que existam pelo menos 50 mil pacientes nessas condições. Ele não conseguem mover a boca ou os olhos, mas podem usar as ondas cerebrais para se comunicar.

Políticos preparam as armas para ganhar eleição via internet



Redes sociais, comunidades e blogs serão usados ao máximo nas eleições

Mesmo faltando alguns meses para a próxima eleição no Brasil, cresce a demanda por empresas especializadas em internet para a elaboração de campanhas virtuais. Atualmente, já são mais de 62 milhões de brasileiros acessando a internet, sendo 38,2 milhões fazendo isso de casa. O Brasil lidera o ranking mundial de países com o maior tempo médio de navegação, registrando cerca de 44 horas e 59 minutos.

A web setornou o 3º veículo de maior alcance nacional, atrás somente do rádio eda televisão. Segundo Leonardo Bortoletto, diretor de marketing da WebConsult, termos como Orkut, Twitter, Facebook, YouTube, comunidadesvirtuais e blogs para invadir o cotidiano do brasileiro e se tornarcada vez mais conhecidos e utilizados.

Nesse contexto, as campanhas políticas já começaram e a internet fará toda a diferença na conquista de votos e disseminação de informações, tanto positivas, quanto negativas. A reforma eleitoral, já aprovada pelo Senado e Câmara dos Deputados, liberou internet para campanhas eleitorais.

A utilização cada vez maior da internet mostra a políticos a necessidade de ingressarem no mundo digital. A proliferação de blogs de candidatos já é uma mostra desse processo. Atualmente, o governador José Serra, por exemplo, é um dos políticos mais populares na rede e o seu endereço no twitter registra a incrível marca de mais de 70 mil seguidores.

Nos EUA, o uso da internet está cada vez mais disseminado na realização de campanhas eleitorais. E, não somente para arrecadar contribuições como ocorreu na campanha de Barack Obama, que recolheu cerca de US$ 300 milhões, ou também para a divulgação de imagem e propostas de atuação.

Partidos como o PT saíram na frente ao manter um portal e um verdadeiro exército de colaboradores para alimentarem ferramentas como blog, twitter, vídeos com matérias positivas dos possíveis candidatos, além de um eficiente planejamento para que ocorra a exibição somente de notícias positivas quando internautas fazem pesquisas em sites de busca.