O MUNDO EM PRIMEIRA MÃO

Powered By Blogger

domingo, 2 de maio de 2010

Gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management)

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada à várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc.
A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação. A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios.

Um dos maiores especialistas brasileiros na área de Gestão do Conhecimento, é o Dr. José Cláudio Terra, presidente da TerraForum. Nesse vídeo ele descreve o posicionamento e os tipos de serviços relacionados à Gestão do Conhecimento oferecidos pela empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário