O MUNDO EM PRIMEIRA MÃO

Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Wikipedia muda para simplificar o uso

Site ganha novo visual e funcionalidades que serão replicadas a todos os idiomas nos próximos dias

A Wikimedia Foundation começou a implantar nesta quinta-feira, 13/04, um novo visual e funcionalidades no site da enciclopédia online Wikipedia. As mudanças são resultado de um processo iniciado há mais de um ano, a partir de testes de usabilidade e de feedback dos usuários finais, com a intenção de facilitar o uso.

O logo 3D é a marca registrada do novo site da enciclopédia, que ganhou nova organização, batizada de Vector. Oferece também recursos nas páginas internas, já visíveis no site em inglês (como as categorias artes, biografias,matemática, ciência, etc, no menu superior), a serem replicados para todas as versões, em outros idiomas, já nas próximas semanas.

A barra de ferramentas de edição foi melhorada para simplificar a formatação das páginas e a criação de tabelas. Um novo assistente orienta os usuários através da criação de links para a própria Wikipedia ou páginas externas. Além disso, o motor de busca passa a oferecer sugestões de pesquisa, a partir da digitação de letras da palavra-chave.

No menu lateral, um botão para criação de livros foi incluído entre as opções de impressão e exportação de conteúdo, permitindo aos usuários escolher artigos e montá-los no formato de uma publicação em PDF.

As modificações já estão disponíveis na versão em português. Hoje, para usá-las é preciso clicar no botão "Experimente o beta", no canto direito, no alto da página de entrada. Ou já ter um login na Wikipedia e escolher o tema Vector na página de preferências.

Fonte de pesquisa:

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/05/13/wikipedia-muda-para-simplificar-o-uso/

Business intelligence - BI

O conceito de Business Intelligence surgiu na década de 80 descrevendo as habilidades das corporações para aceder a dados e explorar informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.

As organizações tipicamente recolhem informações a fim de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas. Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados.

Geralmente, os coletores de BI obtêm as fontes primárias de informação dentro das suas empresas. Cada fonte ajuda quem tem que decidir a entender como o poderá fazer da forma mais correta possível. As fontes secundárias de informações incluem as necessidades do consumidor, processo de decisão do cliente, pressões competitivas, condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais.

Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos, sejam eles de longo ou curto prazo.

sábado, 8 de maio de 2010

Tendências: BPM - Business Process Management

Objetivo: Definir adequadamente o conceito de admistração de processos de negócios.


No dia 06/05/2010 o prof. Carlos Valente, explicou os seguintes fatores:


O BPM (admistração de processos de negócios) é, em sintese um conceito que une gestão de negocio e tecnologia da informação. Ele é voltado a melhoria dos processos de negocios das organizações através do uso de metodos tecnicas e ferramentas para modelar,publicar,controlar e analisar processos operacionais envolvendo humanos aplicações, documentos e outras fontes de informação.


O BPM difere da remodelagem de processos de negocio, uma abordagem sobre gestão bem popular na decada de 90, cujo enfoque não eram as alterações revolucionarias nos processos de negocio,mas a sua melhoria continua.

Finalizando,podemos conceituar que o BPM, é a grosso modo, uma evolução natural do ERP com a implementação do BI.
Saiba mais
http://pt.wikipedia.org/wiki/business_process_management

Convergência tecnológica

Objetivo: Expor tecnicamente os conceitos da convergência das mídias.
Na aula do dia 06/05/2010 o prof. Carlos Valente explicou os seguintes conceitos:

Quando estamos falando de convergência tecnlógica precisamos destacar os três principais elementos que agregam esse conceito. O primeiro deles é a parte referente a serviços e aplicações, que são os nossos já conhecidos processos de comunicação tanto empresariais como pessoais (email, TV, radio, celular, etc...).

Saber mais os conceitos. Veja imagem a seguir:



















O segundo elemento significativo são as redes. Elas abrangem atualmente uma imensidão de possibilidade desde de uma rede de energia elétrica, até as clássicas redes de broadcast (rádio,televisão,etc.).

Temos muitas vantagens ao consolidar muitas redes em uma apenas. Embora essa estratégica efetivamente deva ocorrer num futuro remoto, mas se fizessemos isso hoje presentaria, por exemplo:
  • Menos Manutenção;
  • Menos Recursos Humanos;
  • Maior facilidade para acrescentar elementos e aplicações à rede;
  • Menor queda de serviço;
  • Maior controle;

  • Menores custo.

Quanto aos dispositivos (o ultimo dos três elementos), o celular parece ser naturalmente o equipamento escolhido para a covergência das proximas decadas. Veja na figura a seguir a quantidade de funções que um tipico celular de hoje ja acopla ao seu pequeno tamanho. Tem pessoas que até ficam espantadas quando descobre que esse dispositivo também permite telefonar.
















A convergência esta caminhando tão rapidamente em nossos dias, que já ocorrem várias tentativas, e estudos em laboratórios. Para descobrir o melhor recurso para que essas tecnologias convirjam-se de laboratório. Destaca-se que alguns deles já estão sendo empregados até no próprio vestuario.





Saiba mais
http:pt.wikipedia.org/wiki/converg%c3%aancia_tecnol%c3/b3gica

GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Objetivo: Aplicar o conceito de gerenciamento eletrônico de documentos nos processos empresariais.

No dia 06/05/2010 o prof. Carlos Valente, explicou na sala de aula as empresas que trabalha com gerenciamento dos documentos.

A empresa Cenadem foi a empresa que iniciou este trabalho, hoje a empresa foi desativada, pelo a morte do seu criador Antonio Paulo de Andrade e silva e foi publicado em 15/03/2010, pela a Clarisse Stringher, diretora, CENADEM.

Saber mais sobre CENADEM.

http://www.cenadem.com.br/

Existem empresas no Brasil que sobrevivem comercialmente graças a prestação de serviço de GED (Gerenciamento Eletrônico Documentos). Imagine um grande escritório numa área nobre como a Avenida Paulista abarrotado de documentos legais dos seus funcionários em vias de aposentar, dos ultimos dez anos (legislação trabalhista exige isso). Como custo do metro quadrado da paulista não é nada barato, recomenda-se a terceirização da digitalização de todos esse documentos.

Serviços Bancária

Objetivo: Enunciar formalmente o conceito de automação em serviços aplicados aos bancos.
No dia 06/05/2010 o prof. Carlos Valente, explicou na sala de aula os conceitos da automação de serviços (bancária)

O Brasil está bastante adiantado neste setor, aonde possibilita que num conjunto arquitetônico dentro dos proprios bancos, ou mesmo em shoppings, possa-se realizar a grande maioria dos serviços bancários (pagamentos, talão de cheques,depósitos, etc.).

O interressante é que cada um deses terminais (ATM - Automatic Teller Machine) são responsáveis por alimentar os grandes mainframes (computadores de grande, porte), e que por sua vez alimentarão os nossos Bancos de dados. Como esse sistema é baseado em transações chama-se S.I.T. - Sistema de informação transacional. As principais caracteristicas desses sistemas são:


  • Grandes quantidades de dados de entrada e de saída;

  • Necessidade de processamento eficiente;

  • Capacidade de entradas/saídas rapidas;

  • Alto grau de repetição no processo;

  • Grande necessidade de armazenamento;

  • Necessidade de auditoria;

  • Alto potencial de problemas relacionados com segurança;

  • Impacto grave e negativo em caso de falha.

Na figura a seguir podemos visualizar mais adequadamente o sistemas:



Repare que as várias contas do clientes de 1 a N, independente da operação exercida no Banco (Operação A até Operação N), alimentam o SIG através o SIG através do SIT, e todo esse conjunto alimentando as informações gerencias por cliente.
Saiba mais
http://www.procomp.com.br

domingo, 2 de maio de 2010

Gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management)

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada à várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc.
A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação. A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios.

Um dos maiores especialistas brasileiros na área de Gestão do Conhecimento, é o Dr. José Cláudio Terra, presidente da TerraForum. Nesse vídeo ele descreve o posicionamento e os tipos de serviços relacionados à Gestão do Conhecimento oferecidos pela empresa.

sábado, 1 de maio de 2010

Automação: Comercial

Na aula do dia 27/04/2010 o prof. Carlos Valente, deu continuidade na automação comercial e foi passado em sala de aula que temos basicamente que o comercial é area de vendas sendo mecanizada. O interresante que os processos de convergência, cada vez mais desenvolvido no nosso dia-a-dia,até o celular e os smartphones entram nesse item.

Interressante observar que tudo isso pode ocorrer sem haver comunicação por voz, e sim utilizando a tecnologia de WAP - Wireless Application Protocol (protocolo para aplicações sem fio). Ou seja, tudo ocorre através de menus especificos e personalizados do celular.

Automação de vendas

Basicamente é a informatização do sistema de vendas, que facilita o representante no convencimento de clientes e fechamento de vendas. Os processos de elaboração e emissão de pedidos, descontos,prazos consulta ao estoque torna-se automaticos a partir do acionamento do representante de vendas.

















Chegamos ao extremo abaixo, aonde a Itautec, fabricante nacional, está liberando para o mercado uma maquina que permita que o consumidor faça todas as suas compras,sozinho sem haver a necessidade de nenhuma funcionario de apoio. Embora sendo filmado, por questões de segurança, mas, de qualquer forma, é um avanço quanto a automação total de um
supermercado.


















Saiba mais:

Automação Visão Geral: Comercial,Industrial, Serviços

Na aula 27/04/2010 o prof. Carlos Valente, explicou o conceito de automação, que podemos ter como foco o processo de produção envolvimentos nas atividades de operação e gerenciamento do negocio. A engenharia de automação é o estudo das técnicas que visam otimizar um processo de negocio, aumentando sua produtividade, promovendo a valorização da força de trabalho humano, e assegurando uma operação ambientalmente segura.

Cada sistema de automação pode compor com 5 elementos demostrados pela tabela e figura a seguir:



















Impactos para a sociedade





EDI - Electronic Data Interchange

No dia 27/04/2010 o prof. Carlos Valente explicou o que é EDI e podemos concluir da seguinte maneira, EDI é uma transferência eletrônica de documentos entre computadores.

Qual é a maior difuculdade para implantar o EDI: é justamente a negociação e a definição desse "padrão" entre as empresas envolvidas. Outra difuldade comum é justamente a alta exposição que as empresas ficam em relação aos seus parceiros. Os processos internos das empresas ficam altamente expostos para todos os envolvidos.












Exemplo de SCM
O EDI vai simplificar e agilizar a grande maioria dos processos, reduzindo custos e eliminando documentos impressos, email e fax.
Saiba Mais, pela empresa Interchange Services.
Interchange Services (ICS) o Serviço de Gerenciamento de Transação no GXS Trading Grid®, permite a troca eletrônica de documentos de negócios de forma rápida e segura. ICS:
  • Protege você da complexidade — Conduz a tecnologia e as diferenças do processo entre parceiros, protegendo o usuário da complexidade entregando 100% de valores da comunidade de negócios.
  • Suporta EDI, XML e Formatos Proprietário — Estabelece e provê as capacidades de EDI e a tradicional conexão de rede privada com tecnologia de internet e suporta XML para entregar um meio eletrônico completo para os parceiros.
  • Prove visibilidade e controle de processo — Ferramentas Inteligentes permitem reação imediata a problemas imprevistos, reduz o tempo que é gasto em soluções de problemas, e beneficia-se de baixo custo e alta renda que resulta em processos mais eficientes.
GRAPHIC IS AT http://gxs-com.internal.gxs.com:8089/solutions/connectivityMessaging/webServices.htm REORIENT FOR HORIZONTAL PLACEMENT
Visão Geral
O ICS é um serviço de gerenciamento de transações global baseado na internet que permite as companhias que troquem documentos eletronicamente e de forma segura e rápida. O ICS permite que as empresas trocar os arquivos utilizando o padrão XML ou o tradicional documento EDI. O ICS pode ser acessado via internet ou pela rede privada GXS, habilitando as companhias a utilizarem a mais recente transação do comércio de B2B.

SCM - Supply Chain Management

Na aula do dia 27/04/2010 o prof. Carlos Valente, explicou o conceito de SCM "Supply Chain Management que traduzindo em português é Gestão do canal de suprimentos.


O conceito relativo encontra-se algumas definições como: a integração de todas as cadeia produtiva, por meio da tecnologia da informação, ao fim de garantir satisfação para o cliente e sua necessidade de bem e serviços.

Uma outra definição seria: uma cadeia de fornecedores formada por empresas participantes da na produção de algum bem ou serviço. Todo esse ciclo ou processo é chamado de cadeia de suprimentos.


Para demostrar melhor todos esses conceitos,vejamos a figura abaixo:

















Esse encadeamento de processos é chamado de cadeia de valor. E uma empresa que tenha muito bem estruturado seu sequenciamento de processos consegue ter um diferencial significativo perante seus concorrentes.

WorkGroup x GroupWare

Aula apresentada no dia 22/04/2010, pelo o prof. Carlos Valente
O que é WorkGroup

A traduçaõ da palavra seria "grupo de trabalho", portando qualquer profissional que realiza o seu trabalho com sucesso e compartilha as suas informações podemos chamar de workgroup.

O que é Groupware

É a palavra da língua inglesa que designa as ferramentas computacionais existentes para facilitar a comunicação, colaboração e coordenação de ações diversas pessoas.


Enquanto Workgroup refenciamos mais ao próprio grupo de trabalho as pessoas em si e seus utensilios clássicos de trabalho, o groupware refere-se as ferramentas tecnologicas mais adequadas para potencializar os recursos para esse grupo de trabalho.
Dica: na grande maioria das vezes a terminação "ware" nas palavras de origem inglesa, assoaciam-se aos recursos tecnologicos. Exemplos: Sofware, Hardware, Freeware, Datawarehouse, etc.

Informatização Empresarial: CRM e WorkFlow

No dia 22/04/2010 o prof. Carlos Valente explicou o CRM (customer Relationship Management) traduzindo em português é o gerenciamento do relacionamento com o cliente, é uma estratégia de negócio que visa entender, antecipar e gerenciar as necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa. Uma das principais estruturas montadas para atender o CRM é o Call Center. Muitas vezes também chamado de SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente, envolve a utilização dos recursos de administração da informação, de marketing criativo e de comunicações (telefone,fax,correio de voz,internet, etc.)

O Principal objetivo do CRM é fidelizar os clientes, e aumentando as vendas, e fazendo o maximo para solucionar os problemas. O fator negativo do CRM é que se a empresa não tiver a cultura de sempre esta atualizando o seus banco de dados, o sistema estará inoperante ao insucesso.

WorkFlow

WorkFLow, do inglês, significa " Fluxo de Trabalho". Essa ferramenta têm como finilidade automatizar processos, racionalizando os e consequentemente aumentando sua produtividade por meio de dois componentes implicitos: Organização e tecnologia.

e-Workflow

Autor: Cruz, Tadeu
Editora: E-Papers


Workflow, embora seja uma tecnologia relativamente nova, já é suficientemente madura para que nenhuma empresa perca dinheiro caso venha a adotá-la. Desde que, é claro, sejam cumpridas regras e que a metodologia utilizada tenha sido adequada para resolver cada um dos pontos relevantes para sua utilização.

Não há limites para o uso dessa tecnologia, que pode ser usada sozinha ou em conjunto com outras tecnologias da Informação na automação de:

Pequenos Processos de Negócio com alguns usuários.

Grandes Processos de Negócio com milhares de usuários.

A tecnologia pode ser usada tanto localmente quanto globalmente em intraorganizações e interorganizações e o melhor de tudo, completamente via Web.



Que saber mais:

http:// www.trcr.com.br

Informatização Empresarial: Reengenharia e ERP

Na aula do dia 22/04/2010, o prof. Carlos Valente explicou o processo de reengenharia na influencia na implantação de ERP. A Implementação de mudanças radicais que, ao redesenhar os processos de trabalho das empresas tem os seguintes aspectos como: Custos, qualidade,serviço e velocidade. A reengenharia é repensar,reformular,revisar,reiventar e recontruir as atidades ou processos, segundo o "senhor" da reengenaria Michael Hammer.

ERP (Enterprise resource Planning - Planejamento de Recursos Empresarias)

ERP "Software de gestão empresarial" é a tentativa de integrar todos os departamentos e funções empresarias de uma organização, em um unico sistema de informações, que será eficaz no processo de evolução. A Reengenharia será util para o processo de implantação de ERP.

Sem duvida o ERP é um dos principais sistemas que as empresas utilizam para controlar suas funções empresas. Como veremos neste figuara abaixo:


















São utililzados pelas empresas, outros dois sistemas que muitas vezes estão até embutidos no proprio ERP são CRM e o WorkFlow. Muitos fornecedores de ERP sabendo da importância desses Sistemas Corporativos,desenvolvem modulos especiais desses aplicativos inseridos em seus pacotes de software.




Estrutura tipica de funcionamento de um sistema ERP conforme DAVENPORT

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mochila com carregador solar




A idéia não é nova e a Eclipse já fabrica carregadores de energia solar desde 2003. No entanto, com o recente super-aquecimento do mercado de celulares, de uma hora para outra as mochilas com carregadores solares para aparelhos portáteis tornaram-se objetos de desejo de quem precisa recarregar a bateria de seus aparelhinhos em trânsito, seja em viagens de trabalho ou em férias na praia ou no campo.

Em um primeiro momento, a Fusion Messenger Bag parece uma mochila comum, toda feita em nylon, com um estiloso visual futurista. Obviamente, não falta espaço para livros, roupas e outros objetos que você precisa levar em uma viagem. Mas há compartimentos específicos para você acomodar confortavelmente seu celular ou seu PDA, assim como um espaço maior para colocar seu notebook.

A grande sacada é seu carregador de energia solar de 2,5 watts de potência, que é bem leve e flexível. Ele pode ser usado com um adaptador de 12 volts comum, daquele que é acoplado no acendedor de cigarros do carro. É só ligar seu celular nele e ver o aparelho recarregar enquanto você acampa ou descansa na praia, bem longe de alguma tomada elétrica. Não tente carregar seu laptop com essa mochila, pois não vai funcionar. Ela foi feita só para celulares e PDAs.

Preço médio: US$ 150.

Tecnologia permite cegos voltarem a enxergar com olho biônico



Uma nova tecnologia promete trazer de volta a esperança de enxergar novamente para pessoas com deficiências visuais graves. O dispositivo permitirá que pessoas afetadas por degeneração da retina, uma das maiores causas de cegueira, voltem a enxergar.

O projeto está sendo desenvolvido por um instituo de pesquisas científicas Nano Retina, de Herzliya Pituah, em Israel. Trata-se de uma membrana que é conectada ao cérebro através do nervo ótico. A nova tecnologia se baseia na capacidade adquirida do cérebro de processar dados visuais.

É uma espécie de “olho biônico” que, ao ser implantado, proporcionará uma visão em preto e branco com uma resolução de 1.300 pixels na primeira geração de chips e 5 mil pixels na segunda geração. A bateria do "olho biônico" é recarregada sem fio, através de um minilaser acoplado a um par de óculos.

A empresa espera colocar o produto no mercado dentro de cinco anos.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Site permite que profissionais avaliem colegas de trabalho anonimamente

Munidos com informações de empresas de recrutamento e profissionais de RH, os usuários de redes sociais tendem a maneirar na divulgação de comunidades, fotos e frases que podem pegar mal no ambiente de trabalho. Ainda assim, eles não estão livres de terem seus perfis profissionais comprometidos no universo virtual: o site Unvarnished lançado na semana passada em versão de testes, quer que os internautas deem uma opinião honesta sobre os colegas de trabalho, para o bem ou para o mal. Mesmo que seja para xingar o chefe.

Para se cadastrar, os usuários precisam usar seu login e senha do Facebook e entrar em uma fila de espera – ter conhecidos que já usam o site pode render convites e agilizar o processo.

O serviço, que permite comentários anônimos e por isso causa controvérsias sobre sua credibilidade, foi criado por veteranos do eBay e do LinkedIn, este último um site de relacionamentos com perfil profissional. “Estamos tentando levar a forma como a reputação profissional funciona no mundo offline para o online”, afirmou o cofundador Peter Kazanjy à revista “Time”.

Com os dados do Facebook, os usuários conseguem criar perfis deles mesmos ou de outras pessoas. No primeiro caso, ele pode receber comentários (sempre anônimos), enquanto no segundo pode comentar ou avaliar a reputação daquela pessoa no mercado. Além das informações escritas anonimamente, é possível dar nota para a pessoa avaliada (de uma a cinco estrelas).

À “Time”, Kazanjy alegou que é importante manter os usuários anônimos para que os depoimentos sejam honestos. Ao mesmo tempo, lembra a publicação, essa possibilidade aumenta a chance do uso inapropriado do serviço. “Sentiu-se ofendido pelo chefe? Vingue-se anonimamente no Unvarnished: há poucas chances de você ser pego, mas há possíveis conseqüências para a reputação profissional dele ou dela”, escreveu a “Time”.
.
Segundo o cofundador do site de relacionamentos, o fato de os usuários terem de autenticar seus perfis com a conta do Facebook evita esse tipo de comportamento. A questão é: e se a conta do Facebook for falsa?

Nenhum usuário consegue remover informações postadas por outro, mas é possível responder a cada post, mostrando assim os dois lados de uma mesma história. Além disso, é possível convidar amigos para participar da rede, aumentando assim a quantidade de pessoas que podem fazer uma avaliação positiva sobre o seu perfil.

Transmissão de TV ao vivo em 3D terá teste mundial na Copa

LONDRES (Reuters) - Centenas de milhares de torcedores deverão ter a primeira experiência das transmissões ao vivo em 3D pela televisão durante a Copa do Mundo da África do Sul, a maioria em cinemas, segundo a Fifa.

A Fifa, junto com a Sony, planeja transmitir 25 partidas do torneio em tecnologia 3D, tornada popular com o filme Avatar, e que deve chegar às casas em todo o mundo ainda este ano.

Espectadores com televisores 3D que vivem em países onde as retransmissoras dos jogos também tenham equipamentos 3D poderão assistir às partidas em 3D em casa -- se não desistirem diante da necessidade de usar os óculos especiais.

Perguntado durante evento em Londres quantos telespectadores deverão assistir aos jogos 3D, o diretor de TV da Fifa, Niclas Ericson, afirmou esperar que "ao menos algumas centenas de milhares por jogos", acrescentando que a maior parte da audiência seria nos cinemas.

Atualmente, a Fifa assinou direitos de transmissão ao vivo em 3D para empresas dos Estados Unidos, Espanha e Coreia do Sul, mas mais acordos devem ser anunciados "em breve", disse Ericson. Em alguns países, como a Grã-Bretanha, assistir aos jogos em 3D não será uma opção.

Os direitos de transmissão para os cinemas e casas de entretenimento estão sendo negociados pelo grupo Aruna Media AG, que planeja transmitir ao vivo para cerca de 26 países e está em discussões avançadas com grandes mercados, disseram a Fifa e a Sony.

Lula adia de novo decisão sobre Plano de Banda Larga

Presidente da República fez duas reuniões nesta quinta-feira (8/4), com ministros e técnicos; um novo encontro foi pedido para os próximos dias.

A decisão sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que o governo federal está elaborando para universalizar o uso da internet no Brasil, foi adiada de novo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quinta-feira, 8/4, duas rodadas de reuniões que não apresentaram conclusão. O encontro terminou ainda há pouco em Brasília e Lula pediu um novo encontro para os próximos dias.

Um grupo de ministros e técnicos do governo participaram das duas reuniões para apresentar as propostas do PNBL ao presidente. A primeira parte foi de manhã e interrompida por causa da agenda de Lula que tinha um almoço no Palácio do Itamaraty com o presidente de Mali. A segunda etapa, retomou às 17h20 e terminou por volta das 19 horas.

Esse foi o terceiro encontro entre Lula e sua equipe para definir como será a implantação do PNBL. Uma próxima reunião deverá acontecer nos próximos dias. Não se sabe se haverá um encontro na próxima semana, já que Lula estará segunda e terça-feira em Washington (EUA).

Audiência no congresso

O PNBL foi um dos assuntos principais discutidos nesta quinta-feira em Brasília. Além das duas rodadas de reuniões com Lula, o programa foi tema de uma audiência públiva convocada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados.

Foi a segunda audiência publica com membros da CCTCI, técnicos do governo e representantes do setor de telecom para saber como o PNBL será implantado no Brasil.

Tribunal confirma vitória de Google e AOL em disputa de patentes

Ação movida pela Bid for Position questiona uso do sistema AdWords.
Decisão favorável anterior foi confirmada pela Justiça nesta quarta-feira (7).


O Google ganhou uma segunda rodada em sua disputa de patentes com a Bid for Position, que acusou a gigante de internet de violar sua patente com seu sistema de publicidade AdWords.

Um tribunal federal de recursos confirmou nesta quarta-feira (7) uma decisão anterior afirmando que o Google e a AOL não teriam quebrado a patente.

A Bid for Position alegava que o AdWords, que funciona na base de leilão para definir onde será colocado o anúncio, infringia sua patente de leilão contínuo.

HP lança PC com tela sensível ao toque e notebook ‘amigos do meio ambiente’

Produtos voltados para empresas foram apresentados nesta quarta-feira.

Equipamentos têm consumo reduzido de energia, segundo companhia.


A HP apresentou nesta quarta-feira (10) novos produtos voltados para empresas, que estarão no mercado a partir do mês que vem. Entre os modelos lançados estão desktops, notebooks e workstations apresentados como “amigos do meio ambiente”, projetados para ter menor impacto ambiental do que similares.


Entre as novidades, destaca-se o TouchSmart 9100, computador de mesa com tela sensível ao toque e multifuncional. Com tela widescreen full HD com 23 polegadas de diagonal, o PC tem desempenho premium com processador Intel Core 2 Duo, Windows 7 Professional, com até oito GB de memória e 500 GB de disco rígido.


Com processadores da família Intel Core i3, i5 e i7, o desktop HP Compaq 8100 Elite Business PC tem 30% do chassi feito com material reciclável. De acordo com o diretor de produto corporativo do Grupo de Sistemas Pessoais da HP, Fabiano Takahashi, os computadores têm fontes de alimentação com 89% de eficiência em consumo de energia e tem opção para que o usuário acompanhe esse consumo. “É possível ver, por exemplo, o quanto de carbono está sendo consumido. Tudo isso ajuda na disciplina de economizar”, afirmou o diretor.

Notebooks da linha HP EliteBook 8440 são mais resistentes, segundo o fabricante. (Foto: Divulgação)

A linha de notebooks HP EliteBook 8440 promete ser mais resistente a ações externas, com chassi de liga de magnésio. Os modelos, com tela 14 polegadas, apresentam variedade de opções configuráveis para processadores, placa de vídeo e telas de alta resolução.


Dois recursos permitem que o usuário acesse dados pessoais ou na web quando o computador está desligado. O programa HP QuickLook permite consultar e editar e-mails, calendário e contatos sem ter de reiniciar o sistema operacional,e HP QuickWeb abre um browser previamente configurado para acesso a web. O notebook também vem com o programa de colaboração SkyRoom, software de videoconferência que permite a participação de até quatro pessoas simultaneamente.


Também foi apresentada pela HP a Workstation Z200, voltada para profissionais e escritórios que precisam de grande poder computacional. Além da mesma eficiência de consumo dos demais, a workstation é 90% reciclável e tem o recurso WattSaver, que usa menos de um watt quando a estação está desligada.


A HP Z200 tem opção de processadores dual-core, baseado na nova família de processadores Intel Core, bem como quad-core, baseadas na série Intel Xenon, de classe empresarial.


Os produtos estarão disponíveis a partir de abril. Os preços variam de R$ 3.199 (HP Z200) a R$ 4.599 (TouchSmart 9100).

Apple, HP, Intel e outros gigantes são processados por patente sobre Bluetooth

Ação movida por Wi-Lan acusa 19 fabricantes de computadores e celulares.
Companhia canadense pede indenização por supostas violações do grupo.


A Wi-Lan, companhia canadense de licenciamento de tecnologia, abriu um processo no qual acusa 19 fabricantes de computadores e celulares de violar uma de suas patentes ao vender aparelhos equipados com tecnologia Bluetooth.

Entre os acusados estão algumas das mais conhecidas empresas mundiais de tecnologia, entre as quais Apple, Dell, Hewlett-Packard e Intel.

O sistema Bluetooth é uma tecnologia sem fio que usa ondas de rádio para transmitir dados e vozes digitalmente a curta distância, de aparelhos como laptops, celulares e câmeras. O sistema permite funções como telefonemas sem uso das mãos e download de fotos.

Em queixa apresentada na quarta-feira (7) a um tribunal federal norte-americano em Marshall, Texas, a Wi-Lan alegou que as 19 empresas estão deliberadamente violando uma patente que ela detém desde 1996, para um “método de compartilhamento e alternância de frequências em uma rede de comunicações de salto de frequências” ao venderem produtos equipados com o sistema Bluetooth.

A companhia canadense solicitou uma indenização compensatória não identificada, e mais multa no triplo desse valor por as violações serem “deliberadas”.

Um porta-voz da Intel se recusou a comentar, afirmando que a fabricante de chips ainda não havia estudado a queixa. Representantes de Apple, Dell e Hewlett-Packard não responderam de imediato a pedidos de comentários.

A Wi-Lan já abriu outros processos por violação de patentes contra os mesmos acusados no mesmo tribunal.

quarta-feira, 7 de abril de 2010


Sistema permite twitar usando exclusivamente ondas cerebrais


As pesquisas da Universidade de Wisconsin para twitar com o cérebro chegam agora à medicina para ajudar no tratamento de doenças crônicas pós-derrames.

Há exatamente um ano, na Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, o pesquisador Adam Wilson conseguiu postar a seguinte mensagem no Twitter: “using EEG to send tweet”. Não seria nada de mais se não fosse por um detalhe: ele postou o testo usando ondas cerebrais e não digitou uma única letra.

Wilson faz parte de uma equipe acadêmica que estuda atrofia cerebral, esclerose múltipla e lesões de espinha. O computador ajuda o dia-a-dia de quem possui limitações de movimento causadas por essas doenças. Os eletrodos detectam sinais elétricos vindo do cérebro e os transformam em ações físicas, como movimentar o cursos de um mouse na tela de um computador.

A equipe da qual Wilson faz parte desenvolveu um sistema de comunicação que detecta as atividades cerebrais e permite que o usuário escreva um texto em um teclado virtual usando apenas essas ondas cerebrais. Cada letra fica piscando e quando aparece a letra que o usuário quer registrar, uma onda cerebral “escolhe” a letra. E assim o sistema continua até formar uma frase.

O plano da equipe é usar o sistema para auxiliar pacientes com doenças que limitam movimentos e comunicação. Os primeiros resultados estão no estudo de uma síndrome pós-derrame que paralisa quase completamente o corpo do paciente, mas deixa o cérebro intacto.

Só nos Estados Unidos, estima-se que existam pelo menos 50 mil pacientes nessas condições. Ele não conseguem mover a boca ou os olhos, mas podem usar as ondas cerebrais para se comunicar.

Políticos preparam as armas para ganhar eleição via internet



Redes sociais, comunidades e blogs serão usados ao máximo nas eleições

Mesmo faltando alguns meses para a próxima eleição no Brasil, cresce a demanda por empresas especializadas em internet para a elaboração de campanhas virtuais. Atualmente, já são mais de 62 milhões de brasileiros acessando a internet, sendo 38,2 milhões fazendo isso de casa. O Brasil lidera o ranking mundial de países com o maior tempo médio de navegação, registrando cerca de 44 horas e 59 minutos.

A web setornou o 3º veículo de maior alcance nacional, atrás somente do rádio eda televisão. Segundo Leonardo Bortoletto, diretor de marketing da WebConsult, termos como Orkut, Twitter, Facebook, YouTube, comunidadesvirtuais e blogs para invadir o cotidiano do brasileiro e se tornarcada vez mais conhecidos e utilizados.

Nesse contexto, as campanhas políticas já começaram e a internet fará toda a diferença na conquista de votos e disseminação de informações, tanto positivas, quanto negativas. A reforma eleitoral, já aprovada pelo Senado e Câmara dos Deputados, liberou internet para campanhas eleitorais.

A utilização cada vez maior da internet mostra a políticos a necessidade de ingressarem no mundo digital. A proliferação de blogs de candidatos já é uma mostra desse processo. Atualmente, o governador José Serra, por exemplo, é um dos políticos mais populares na rede e o seu endereço no twitter registra a incrível marca de mais de 70 mil seguidores.

Nos EUA, o uso da internet está cada vez mais disseminado na realização de campanhas eleitorais. E, não somente para arrecadar contribuições como ocorreu na campanha de Barack Obama, que recolheu cerca de US$ 300 milhões, ou também para a divulgação de imagem e propostas de atuação.

Partidos como o PT saíram na frente ao manter um portal e um verdadeiro exército de colaboradores para alimentarem ferramentas como blog, twitter, vídeos com matérias positivas dos possíveis candidatos, além de um eficiente planejamento para que ocorra a exibição somente de notícias positivas quando internautas fazem pesquisas em sites de busca.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Cientistas anunciam colisão de partículas similar ao Big Bang.



Cientistas responsáveis pelo maior colisor de partículas do mundo (o LHC) informaram nesta terça-feira que conseguiram desencadear choques de prótons geradores de uma energia recorde, com o objetivo de recriar condições similares às do Big Bang, a grande explosão que deu origem ao universo.

"Isto é física em ação, o início de uma nova era, com colisões de 7 TeV (tera eletron volts)", disse Paola Catapano, cientista e porta-voz do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), de Genebra, ao anunciar o experimento.

Os aplausos foram intensos nas salas de controle quando os detectores do Grande Colisor de Hadrons (LHC) marcaram o choque de partículas subatômicas a uma velocidade próxima à da luz.

O maior experimento científico do mundo consiste em colidir partículas no nível mais alto de energia já tentado, recriando as condições presentes no momento do Big Bang, que teria marcado o nascimento do universo, 13,7 bilhões de anos atrás.

O Grande Colisor de Hádrons (LHC), situado em um túnel subterrâneo circular de 27 quilômetros de extensão sob a fronteiro franco-suíça, começou a circular partículas em novembro passado, depois de ser fechado em setembro de 2008 por causa de superaquecimento.

Uma vez estabelecidas as colisões em alta velocidade, o plano é continuar operando continuamente por 18 a 24 meses, com uma curta pausa técnica no final de 2010, disse o CERN.

De acordo com representantes do conselho, é possível que seja detectada matéria escura, que os cientistas acreditam que compõe 25% do universo mas cuja existência nunca foi comprovada.

Astrônomos e físicos dizem que apenas 5% do universo é conhecido hoje e que o restante invisível consiste de matéria escura e energia escura, que compõem respectivamente 25% e 70% do universo.

"Se conseguirmos detectar e entender a matéria escura, nosso conhecimento vai se ampliar para abranger 30% do universo, o que seria um avanço enorme", disse Heuer em coletiva de imprensa no início do mês.


Fonte: http://portalexame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cientistas-recriam-condicoes-big-bang-544531.html


Mais informações de como funciona o LHC: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_Hádrons

terça-feira, 30 de março de 2010

Bill Gates investe em mini usinas nucleares



Bill Gates — ou mais exatamente sua empresa TerraPower LLC — anunciou recentemente a intenção de desenvolver mini usinas nucleares que, ao contrário do monstrengo acima, seriam capazes de funcionar por décadas a fio sem a necessidade de repor seu combustível atômico.

No final de novembro, a TerraPower assinou um acordo de NDA com a Toshiba japonesa que atualmente desenvolve um reator ultracompacto batizado de 4S (Super-Safe, Small and Simple) que poderia funcinar continuamente por até 30 anos.

Ele poderia ser o ponto de partida para o desenvolvimento de um reator baseado na tecnologia TWR (Traveling-Wave Reactor) que está sendo desenvolvida pela TerraPower cujos modelos teóricos e simulações de computador levam a crer que seria possível gerar bilhões de watts de energia continuamente por até 50~100 anos sem a necessidade de troca de combustível. Isso simplificaria dramaticamente a atual infraestrutura necessária para tocar uma usina nuclear convencional que não deixa de ser uma espécie de termoelétrica a vapor tocada por uma fornalha atômica.

Diz a lenda que esse tipo de usina — o que inclui a que temos lá em Angra — baseia-se em pequenos modelos desenvolvidos pelos militares americanos nos anos 1940~1950 para tocar seus submarinos e navios nucleares mas que começaram a vender que nem pão quente para o governo. O grande problema é que a demanda de energia de uma cidade é bem maior que um barco e as empresas que fabricavam essas centrais elétricas ainda não tinham muita experiência acumulada nesses tipos de projeto cujo tamanho aumentava cada vez mais a cada nova encomenda. Assim a solução encontrada foi de simplesmente aumentar a escala do reator e da planta de energia, cujos níveis de segurança só poderiam ser garantidos por sistemas de monitoramento supervisionados por mais sistemas de monitoramento cuja complexidade — no pior dos cenários — poderia levar a erros.

Um bom exemplo foram os acidentes de Three Mile Island (que curiosamente ocorreu um pouco depois do lançamento do filme Sindrome da China) e Chernobyl que transformaram essa tecnologia num “mal necessário” e que popularizou termos como “Meltdown” e personagens como Montgomey Burns dos Simpsons. Mas em tempos de mudanças climáticas e demonização dos combustíveis fósseis, a energia atômica parece ter sido reabilitada como uma fonte de energia viável para o futuro.

Como diria o velho Monty Burns — “Excellent!”

Mais informações aqui, incluindo uma interessante explicação em video.

Pai descuida do iPhone e menino de 4 anos gasta R$ 1,3 mil no eBay

Tirem as crianças da sala, mesmo: James Hilton, o pai que não fez isso, acabou sofrendo um prejuízo de 500 libras (cerca de R$ 1,3 mil), segundo o jornal britânico “The Sun”. O enredo da história é o seguinte. Sentado no sofá da sala, o homem de 30 anos navegava pelo site de leilões eBay com seu iPhone. Ele então se levantou para ir ao banheiro, deixou o telefone sobre o sofá e Benji, de apenas 4 anos, fez o estrago. Ah, moleque!

Durante a ausência do adulto, Benji deu acidentalmente um lance para a compra de um ex-líbris (estampa desenhada ou gravada na contracapa de um livro), assinada pela autora de “Harry Potter” – seu pai não quis comprar justamente por achar que estava muito caro. “Me ausentei por apenas 30 segundos, mas ele deu o lance e o leilão chegou ao final”, contou o homem de Newbury, em Berkshire. James disse ter enviado um e-mail para o dono do leilão, na tentativa de não ter de pagar por aquilo que ele não quer. “Benji nem gosta de Harry Potter”, disse.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Al Gore destaca papel da TI no combate ao aquecimento global

A tecnologia da informação é ferramenta importante no combate ao aquecimento global. A avaliação foi feita pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos e prêmio Nobel da Paz, Al Gore, durante sua participação no Fórum Internacional de Sustentabilidade. O evento será realizado até amanhã, em Manaus, com a presença de cerca de 300 líderes empresariais.

"Sou um grande defensor do uso da internet e das novas tecnologias de informação na busca de soluções. Talvez a ferramenta mais poderosa que jamais tivemos nas nossas mãos seja a tecnologia da informação, que nos capacita a entender o mundo e encontrar soluções para os desafios", disse a estrela do dia.

Al Gore citou um exemplo prático de como a internet pode mudar a realidade de algumas populações, como as tribos indígenas da Amazônia. "Algumas tribos hoje usam Google Earth e GPS para definir os limites de seus territórios, que já eram conhecidos de seus ancestrais, e usam a informação nos tribunais a seu favor".

O prêmio Nobel também citou como exemplo a tecnologia usada para monitorar o desmatamento, que auxilia no processo de REDD (redução das emissões geradas com o desmatamento e a degradação florestal), mecanismo de compensação financeira para preservação das florestas. "O monitoramento proporcionou um acordo sobre o REDD. E não teria como ser feito só olhando em volta".

A palestra de Al Gore, com o tema "A importância da conservação da Amazônia para deter o aquecimento global e as mudanças climáticas" foi o principal destaque da programação de hoje do Fórum Internacional de Sustentabilidade, que tem ainda outra estrela internacional em sua programação: o diretor de cinema James Cameron, do premiado Avatar, fará a palestra mais concorrida deste sábado.

Cloud Computing

Evolução sem preocupação
A nuvem de recursos da Locaweb garante o crescimento contínuo para seus negócios, com a escalabilidade e disponibilidade na medida certa para suas aplicações.

Arquitetura inteligente
Dimensionamento, configuração e reconfiguração de servidores de maneira simples e com muita agilidade. Suas aplicações são transferidas de maneira transparente e ininterrupta.

Autonomia sem burocracia
O Painel de Controle permite que o próprio cliente gerencie seus recursos, adicionando-os automaticamente sem depender de interrupções ou procedimentos manuais.

Recursos com uso exclusivo
Todos os recursos contratados de hardware são alocados de forma exclusiva nas camadas de memória, processamento e disco. Você aproveita todas as vantagens da computação em nuvem com um custo otimizado.

Em resumo você não precisa ficar comprando um monte de servidores e equipamentos para sua empresa você usa tudo isso virtualmente.
Mas uma opinião minha posso estar errado porem acho que vai demorar um pouco para as empresas começarem a migrar para esse tipo de recurso ou empresas virtuais como no post antigo pois, as pessoas ainda tem muito receio de novas tendências.

FONTE:
http://www.locaweb.com.br/solucoes/cloud-computing.html?utm_campaign=Cloud+Computing&utm_source=Home+site&utm_medium=adcast

quinta-feira, 25 de março de 2010

Uma empresa virtual...

Uma empresa sem a infra-estrutura física tradicional tem sido a soluçãode muitos empreendedores que iniciam um novo negócio. Todo empresário quando pensa em abrir um negócio avalia os custos e despesas que terá em montar uma sala e toda a mobília e serviços que esta consumirá, uma tradição em todos os segmentos da economia em todo mundo.

Muitos empreendedores estão apostando na possibilidade de não montar uma sala para a empresa, pois projetos fixos em matriz física geram custos fixos que muitas vezes são impossíveis de serem mantidos : aluguel, luz, água, etc. Ao invés de abrir uma empresa numa sala, registra-se a empresa e executa-se as suas tarefas em locais remotos interligados pela internet, visitando a empresa do cliente, e quando necessário alugando por dia/hora uma sala para recepcionar os clientes. Essas são conhecidas como Empresas Virtuais.

Clientes de grande porte, em virtude da falta de tempo de seus gestores, preferem ser visitadas pelos prestadores de serviços , em muitas situações, ter uma sala, para um pequeno empreendedor e prestador de serviços específicos, significa mais custos e pouca utilidade. Os pequenos e médios empreendedores de empresa virtual, mantém no máximo dois funcionários com carteira assinada, e os demais em contrato de estágio.

Todos os funcionários e colaboradores trabalham remotamente via internet ou participando das visitas ao cliente. O empreendedor chefe planeja suas ações de trabalho numa Home Office instalada num cômodo de sua casa, ou em seu laptop que utiliza em viagens e em escritórios alugados.

Mesmo sendo uma empresa virtual, a burocracia de impostos e alvará sobre a Home Office é idêntica a de uma instalação em locação comercial. O cliente não está preocupado em visitar o escritório do prestador de serviço, muitas vezes se interessa mais em visitar o site do mesmo, há ainda contratantes de serviços que desconfiam de uma empresa virtual, mas em todo mundo a mentalidade está mudando.

O que explica "Processo" Wikpédia

Processo (no latim procedere é verbo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere)). É conjunto sequencial e peculiar de ações que objetivam atingir uma meta. É usado para criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.

Ciência da computação

Na ciência da computação, processo pode ter vários significados:

  • Em Sistemas Operacionais, processo é um módulo executável único, que corre concorrentemente com outros módulos executáveis. Por exemplo, em um ambiente multi-tarefa (como o Unix) que suporta processos, um processador de texto, um navegador e um sistema de banco de dados são processos separados que podem rodar concomitantemente. Processos são módulos separados e carregáveis, ao contrário de threads, que não podem ser carregadas. Múltiplas threads de execução podem ocorrer dentro de um mesmo processo. Além das threads, o processo também inclui certos recursos, como arquivos e alocações dinâmicas de memória.
  • Em Bancos de dados, processo é um conjunto de operações lógicas e matemáticas feitas em dados, de acordo com instruções programadas, com o objetivo de adquirir a informação desejada. Inclui código, dados e outros recursos de sistema, além de pelo menos uma thread de execução, que faz a tarefa de processamento dos dados.

Entenda o que é a Web 2.0

da Folha de S.Paulo

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas.

Muitos consideram toda a divulgação em torno da Web 2.0 um golpe de marketing. Como o universo digital sempre apresentou interatividade, o reforço desta característica seria um movimento natural e, por isso, não daria à tendência o título de "a segunda geração". Polêmicas à parte, o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.

Quênia, Turquia e Japão lideram pagamentos por celular

Japão tem mais de 50 milhões de usário do serviço.
Pagamento por "Celular"

Popularização dos pagamentos por celular depende de acordos entre operadoras e setor financeiro (Foto: Renato Bueno/G1)

O setor de pagamentos por celular está crescendo no Quênia, Turquia e Japão, enquanto em outros países seu avanço vem sendo prejudicado por desacordos quanto à divisão da receita.

No Quênia e na Turquia, milhões de pessoas usam celulares para enviar dinheiro ou para acesso às suas contas bancárias. No Japão, mais de 50 milhões de pessoas, ou cerca de metade dos usuários de celular, já usam aparelhos capazes de realizar pagamentos.

A tecnologia de pagamento com celulares acenados diante de leitores eletrônicos, em lojas ou sistemas de transporte coletivo, está pronta e as reações iniciais são positivas, diz Mary Carol, vice-presidente dos sistemas de pagamentos com celulares do Visa Europe.

"Testes demonstram que a maioria esmagadora de usuários gosta do sistema", diz Carol. "O principal problema vem sendo o modelo de negócios".

Também será preciso prazo pelo menos até 2010 antes que os celulares equipados com essa tecnologia estejam amplamente disponíveis, e o setor financeiro e as operadoras de telecomunicações precisam concordar quanto à divisão de receitas e funções, dizem executivos do setor.

Fonte de pesquisa:

http://g1.globo.com/noticias/tecnologia

Usuários de qual país gastam mais tempo nas redes sociais?


Se você pensou nos norte-americanos, errou. Apesar da maior rede social do mundo, o Facebook, ter origem no país, uma pesquisa da Nielsen Wire revelou que os usuários italianos e australianos são os que mais gastaram tempo conectados em redes sociais durante o mês de fevereiro. Uma média de 6h27min e 6h25min, respectivamente.

A média de tempo entre os dez países pesquisados para o período do mês de fevereiro ficou em 5h27min, duas horas a mais do que o total levantado no ano passado.

E os brasileiros?

Os internautas do país aparecem na sexta posição, atrás ainda do Reino Unido e Espanha, e gastam em média 4h27min por mês nas redes sociais. Mas vale lembrar que a Nielsen Wire pesquisou usuários apenas do Facebook, MySpace, Twitter, LinkedIn e Classmates Online. Se a pesquisa analizasse o Orkut, rede social mais utilizada por aqui, talvez o resultado de horas online para os brasileiros fosse bem maior.

Veja o ranking completo:

Itália 6:27:53
Austrália 6:25:21
EUA 6:02:34
Reino Unido 5:50:56
Espanha 4:50:49
Brasil 4:27:54
França 4:12:01
Alemanha 3:47:24
Suíça 3:26:00
Japão 2:37:07

E você, quanto tempo gasta em média navegando em redes sociais?

quarta-feira, 24 de março de 2010

SP e RJ seráo as primeiras no Google Street View.




Desde o começo deste ano de 2010, 30 Fiat's stilos especialmente equipados com 12 câmeras e censores de distancia e muito mais como baterias e notebooks (20 em SP e 10 no RJ).



Estão circulando pelas 2 cidades mapeando-as para serem colocadas no Street View recurso do Google Maps. Até hoje nunca vi nenhum desses 20 carros pela cidade mas tudo bem.

Em teoria o processo de captura é simples. Enquanto o motorista dirige o carro pela cidade as câmeras capturam um novo conjunto de imagens em intervalos predefinidos: em condições de trânsito ideais, a cada 15 metros. As câmeras no mastro são arranjadas de forma circular: oito delas capturam um panorama em 360º ao redor do carro, e a nona câmera captura uma imagem do céu. Software desenvolvido pelo Google costura estas imagens em um panorama “navegável”, pronto para ser integrado ao Google Maps. Mas antes há um passo importante: placas de veículos e rostos de pessoas são “borrados” para que não possam ser identificados e preservar a privacidade.

E agora vem a parte complicada...


Bom todos nós sabemos que nesse começo de ano tivemos muita chuva e bom, as imagens tem que serem feitas em dias de sol. O equipamento não apresenta nenhuma coisa contra chuva porém a imagem fica meio embasada .
Não existe uma data prevista para estas fotos estarem disponíveis no Google Maps porem Marcelo Quintella, gerente do produto Google Maps. Estiva + - 6 meses. Então por volta de agosto deste ano poderemos estar vendo nossas ruas de São Paulo no Street View.